Tratamento de Madeiras - Método Estufa CCB

Por que tratar madeiras?

Justificativas:

1) Ecológica

O uso da madeira nativa é bastante controlado e é  proibido o corte sem a devida autorização oficial. Mas acima das questões da legalidade é importante o produtor assumir a responsabilidade de preservar, proteger e até ampliar as áreas de mata nativa por motivos ecológicos.

2) Econômica

Os preços da madeira tratada são elevados o que onera o custo das construções tais como, cercas, galpões, postes etc. Estufa CCB é um metodo de tratamento de madeira de baixo investimento, simples, rápido e barato. Trate voce mesmo a sua madeira.

Atualmente, tem crescido o uso de madeiras de essências florestais exóticas, como o eucalipto, mas devido a baixa durabilidade essas madeiras passaram a ser tratadas pelo método do CCA (Cobre-Cormo- Arsênico) em autoclaves.

 

Mas essa metodologia se mostra extremamente cara e lenta pois além de necessitar a secagem prévia da madeira é necessário investir em equipamentos caros, o que torna a metodologia longe do alcance do pequeno produtor.

A Metodologia Estufa CCB (Cobre-Cromo-Boro), permite um investimento extremamente baixo, pois não usa o autoclave e é extremamente rápida porque usa a madeira verde, que em 15 dias já esta completamente tratada.

 

Esta metodologia permite também levar a unidade de tratamento até a madeira e não o contrário.

 

A metodologia Estufa CCB , permite tratar peças roliças como postes, mourões, vigas etc, com durabilidade mínima de 15 anos em contato com a umidade e o solo.

 

3) Estratégica
 

Toda propriedade rural deveria plantar eucalipto, pelo menos a quantidade de arvores que seja suficiente para manutenção de suas cercas de divisa e divisões internas e também para construções de galpões , estufas e outras benfeitorias.

Mas não basta apenas plantar o eucalipto é necessário tratá-lo para que tenha durabilidade.

Portanto toda propriedade rural deveria ter uma Unidade de Tratamento de Madeiras.

 

Zootecnista CARLOS ABE

Consultoria Técnica para Desenvolvimento da Propriedade Rural

E-mail: consultoria@carlosabe.com

Telefone e WhatsApp
(0xx12) 9 9680 7870 (Vivo)

Skypename: abecarlos

© 2016. Zootecnista Carlos Abe - Consultoria para Desenvolvimento da Propriedade Rural