Secretaria de Meio Ambiente - SEMEA/PMSJC & Consultoria Carlosabe implantam Unidade de Compostagem no Parque da Cidade em São José dos Campos/SP.

Em 2008 o Zootecnista Carlos Abe foi contratado pela PMSJC para levantar a produção de resíduos vegetais gerados da manutenção da área verde urbana do município. Após levantamento das quantidades, qualidade e evolução de resíduos gerados pela manutenção das áreas verdes do município de São José dos Campos. Foi implantado um módulo de compostagem dentro do Parque "Burle Marx" - Parque da Cidade em São José dos Campos ( PMSJC ).
Agora todo o resíduo do Parque é tratado adequadamente pela estação e retorna como adubo orgânico para o próprio Parque, melhorando a estrutura física do solo e evitando a deposição no aterro e a despesa extra com compra de adubos orgânicos

Compostagem aeróbica, sem chorume e não metanogênica.

 

A manutenção das áreas verdes das cidades geram uma quantidade grande de resíduos oriundos da capina e roçada, da poda e supressão de arvores - chamados de resíduos Lígno-Celulósicos, normalmente esses resíduos são despejados nos Aterros Sanitários ou Lixões devido ao pequeno interesse das empresas em reaproveitá-los. Esses resíduos alí depositados geram chorume e gás metano ( que é 21 vezes mais agressivo que o CO2 para o efeito estufa ), além de comprometer vida útil do Aterro Sanitário.

Realizou-se levantamento dos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007 para quantificação, tipificação e evolução da produção deste tipo de resíduo, gerados pela manutenção da área verde da área urbana da cidade.
No ano de 2007 foi constatado uma produção total de 41.570 toneladas de resíduos. Tendo uma evolução média de crescimento de 10.11% ao ano.
O relatório foi entregue a SEMEA/PMSJC - Secretaria de Meio Ambiente.

III - Unidade de Compostagem do Parque da Cidade.


Área da Unidade: 696,5 m2 ( 0,135% da área total )
Área total do Parque da Cidade: 1.000.000 m2
Capacidade de processamento da unidade: 1.000 kg de matéria seca/ dia.

Foto 3 e 4 - Composto orgânico já transformado sendo utilizado no Jardim do Parque da  Cidade - S.J.Campos-SP.

O Zootecnista Carlos Abe, realiza estudos de quantificação, tipologia, logística, sazonalidade e destinação para esses resíduos apoiado na experiência dos diversos trabalhos já executados reconhecida pela certificação de competência técnica da Embrapa na área de resíduos Lígno Celulósicos e do Certificado de competência técnica da Prefeitura Municipal de São José dos Campos - SP.

Serviços e Projetos:



1 - Capina e Roçadas - Apresentamos soluções ecológicas de compostagem para este tipo de material. A metodologia baseia-se na compostagem aeróbica não metanogênica, sem chorume o que permite adequá-la dentro das normas das melhores práticas ambientais, tendo como produto final, um adubo orgânico ( bio fertilizante ) de excelente qualidade, que pode ser destinado ao consumo da própria prefeitura, dos consumidores em geral e agricultores.



1.1. Horta orgânica rotacionada - Possuimos tecnogia para aproveitamento deste resíduo para produção de hortaliças orgânicas e até para produção de cogumelos.



2 - Podas e Supressão de arvores - As podas e supressão de árvores podem gerar energia, através do processamento correto, podendo ser utlizadas por processos indústriais para substituçào de combustíveis fósseis tais como o gás e o óleo combustível, diminuindo o impacto ambiental e gerando economia.



2.1 - Captação da fumaça -  Através do processo de pirólise da madeira ocorridos dentro dos fornos de produção de carvão, é possível fazer a captaçào e condensação da fumaça permitindo obter um produto comercial ( o Extrato Pirolenhoso ), tornando o processo extremamente limpo, adequado as exigências dos órgãos reguladores de meio ambiente.





I - Justificativa

II - Estudo de resíduos oriundos da poda, capina e roçada efetuadas pela Prefeitura do Município de São José dos Campos.

Barracão de Compostagem - Parque da Cidade

São José dos Campos - SP.

Foto 3

Foto 4

IV - Tecnologia.

- Compostagem Curta, Aeróbica - não metanogênica, sem chorume e mau cheiro.

Quer implantar este projeto em seu município, escola, condomínio ou empresa entre em contato

Zootecnista CARLOS ABE

Consultoria Técnica para Desenvolvimento da Propriedade Rural

E-mail: consultoria@carlosabe.com

Telefone e WhatsApp
(0xx12) 9 9680 7870 (Vivo)

Skypename: abecarlos

© 2016. Zootecnista Carlos Abe - Consultoria para Desenvolvimento da Propriedade Rural